O satírico cronista Millôr Fernandes escreveu:
"O pior não é morrer, é não poder espantar as moscas".
O medo da morte aprisiona o homem. Os esquimós enterravam seus mortos junto com um cão, pois acreditavam que esse animal poderia guiar o morto no além. Os nativos africanos da tribo dos Kukis matavam o maior número de pessoas porque acreditavam que esses mortos seriam seus escravos no além. Os índios da tribo dos Xavantes comiam seus filhos que morriam crianças porque acreditavam que a alma dos infantes estaria segura dentro deles. Enfim, a humanidade se preocupa com o além. O que vêm depois da morte? Por nós mesmos não podemos saber isso jamais. Um texto bíblico diz o seguinte:
"Visto que ninguém conhece o futuro. Quem lhe poderá dizer o que vai acontecer?" (Ec 8:7)
Por isso, precisamos de uma revelação divina sobre o que vai acontecer depois. Essa revelação está na Bíblia.
Gostaria de destacar rapidamente três verdades sobre a morte de acordo com a Bíblia Sagrada:
1º. "O Homem mesmo que muito importante, não vive para sempre, é como os animais que perecem" (Sl 49:12). Não existe nada tão certo quanto a morte e tão incerto quanto a hora dela;
2º. "O Homem está destinado a morrer somente uma vez e depois disso enfrentar o juízo" (Hb 9:27). A segunda verdade diz que depois da morte todos os seres humanos serão julgados por Deus. Não havendo purgatório e reencarnação.
3º. "Desse-lhe Jesus: 'Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?'" (Jo 11: 25-26). Aqueles que crerem em Jesus viverão eternamente ao lado de Deus.
Isso tudo é o que a Bíblia afirma. A pergunta de Jesus é clara: "Você crê nisso".
Reunião do dia 15/06/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário